sexta-feira, 14 de agosto de 2009

RESENHA

RESENHA - LINGUAGEM E ESCOLA -
Uma perspectiva social (Magda Soares)

A autora cita as relações entre linguagem, escola e sociedade e focando principalmente no problema da educação das camadas populares no Brasil, pois estas constituem a grande maioria.
A prática pedagógica na escola brasileira em outras matérias e, em especial no ensino da língua materna tem sido dissociada de suas determinações sociais e sociolinguísticas e assim gerando o fracasso escolar.
Este livro mostra a importância da compreensão das relações entre linguagem, escola e sociedade, pois é importante valorizar o conhecimento construído anteriormente afim de construir um novo, pois é indispensável um ensino fundamentado em conhecimento, sobre as relações entre linguagens, sociedade e escola, onde os pressupostos sociais e linguísticos destas relações sejam realmente comprometidos com a luta contra a desigualdade social, assim integrando na escola as camadas populares.

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e convivência, mas como ele se mantém em tempos
de controvérsia e desafio."
(Matin Luther King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário